A contabilidade rural tem o objetivo de controlar econômica e financeiramente da propriedade.
Saiba exatamente quanto você irá pagar de imposto, sem sustos em regime de caixa e competência, com controle por CPF e condomínios. Além de mostrar o fechamento patrimonial com índices de liquidez.
De acordo com a Instrução Normativa n.º 1700 de 14 de março de 2017 , são consideradas atividades rurais àquelas que exploram a capacidade produtiva dos solos, como:
E por que essa classificação é tão importante na contabilidade rural?
Essa informação é importante, porque, por exemplo: as atividade agropecuárias estão divididas em culturas permanentes, temporárias e pecuária.
E de acordo como estão classificadas elas são contabilizadas de diferentes formas.
Contabilidade rural conforme a atividade agrícola exercida
Os produtos que vêm de culturas permanentes (como eucalipto, por exemplo) vão ser contabilizados como ativo não circulante , já que você só vai receber o retorno desses produtos agrícolas em longo prazo.
Já os produtos que vêm de culturas temporárias, como as anuais, são colocados como ativo circulante , isso porque você logo receberá o dinheiro pelos produtos.
Dessa forma, assim que a cultura começar a dar retorno, a classificação já muda para ativo circulante.
Esse longo ou curto prazo dependem do exercício social , o qual é o período (em lei) em que se deve elaborar as demonstrações contábeis.
Esse período normalmente é de 12 meses, mas se o ciclo operacional (o tempo entre os gastos com a produção até o recebimento da venda) for maior que 1 ano, você pode classificar suas contas de acordo com isso.
Enquanto que os pagamentos que você deve fazer também seguem a mesma lógica: circulante aqueles que vencem em um exercício social e não circulante os que vencem depois de um exercício.