LMF Nossas especialidades Comércio varejista

Comércio varejista

A função da contabilidade para empresas do comércio

A contabilidade para comércio varejista e atacadista atua desde o planejamento inicial do negócio, antes da abertura de fato. Também auxilia na organização dos procedimentos de venda e no controle fiscal, trabalhista e contábil. Ou seja, presta assessoria aos empresários em todas as fases do processo e consultoria na gestão do negócio.

Pessoa analisando preço em uma prateleira de mercadoO principal foco da contabilidade para empresas do comércio é a economia. Mesmo os custos fixos, como telefone, internet, água, luz e impostos podem ser reduzidos com o auxílio da contabilidade.

Além disso, a contabilidade cuida do fluxo de caixa, do enquadramento fiscal da empresa e realiza sua análise tributária. Também desenvolve relatórios com dados precisos sobre a realidade do negócio, para que o gestor tome suas decisões. Possibilitando, assim, que saiba quando é necessário realizar mudanças de estratégia e efetivá-las.

O suporte da contabilidade o auxilia a cuidar de seu negócio sem dívidas e com a confiança e segurança do bem-estar financeiro. Assim, ficará mais fácil investir na manutenção e no crescimento de sua empresa. Tudo isso visando o desenvolvimento e o sucesso do negócio.

Com o apoio da contabilidade, o empreendedor poderá focar em sua atividade principal, sem se preocupar com tarefas contábeis. Além disso, promoverá o crescimento seguro de seu negócio. Isso porque a contabilidade pode te auxiliar a compreender seu negócio e a solucionar problemas que ocorram.

Diferenças entre comércio Varejista e Atacadista

O público-alvo ao qual se destinam os produtos é a principal diferença entre atacado e varejo. De modo resumido, o atacado trabalha com grandes volumes e seu foco são os revendedores. Já o varejo vende produtos ao público final, em quantidades menores.


Comércio atacadista

No atacado, a venda dos produtos é destinado a Pessoas Jurídicas. Ou seja, empresas, restaurantes e lojistas que atuam com varejo são seu público-alvo. Os produtos são oferecidos em grandes volumes e a um custo menor. Isso porque muitas vezes, o atacadista é o próprio fabricante, que repassa seus produtos em grandes quantidades.

Geralmente, não há contato direto com o consumidor. Esse tipo de comércio normalmente é quem faz a ligação entre o fabricante e o revendedor ao público final, o varejista. Os atacadistas também são identificados como distribuidores.


Comércio varejista

O varejo comercializa seus produtos por unidades para os consumidores finais. Os varejistas compram o produto em seu estado final, armazenam-no e o revendem ao consumidor. Seus preços são definidos com base na média do que é praticado no mercado local. Por isso, os valores são mais altos do que nos atacados.

Essa atividade exige do gestor uma boa gestão empresarial e boas técnicas de negociação. Além disso, é necessário conhecer a tributação de cada um dos itens revendidos. Isso porque os impostos que incidem sobre cada produto são diferenciados.

A contabilidade pode auxiliar o comerciante desde questões básicas, como o cálculo dos valores de venda dos produtos. Considerando a área e o tempo que o produto será armazenado, é possível chegar ao custo de armazenagem. Já o custo de distribuição leva em consideração o valor de entrega e a forma de rateio. Esses valores precisam ser levados em consideração na precificação.

Os diferentes ramos do comércio varejista possuem diferentes regras, bem como os produtos possuem diversas tributações. Por isso, é necessário realizar um controle minucioso. Dessa forma, a contabilidade para o comércio varejista é uma parceira estratégica para o crescimento e a viabilidade do negócio.


A importância de uma contabilidade especializada em comércio varejista e atacadista

As atividades comerciais possuem muitas obrigações tributárias. Além disso, há questões trabalhistas e previdenciárias. Por isso, o empreendedor precisa do apoio de uma contabilidade especializada na área do comércio.

Por meio de estratégias legais, com base na legislação, a contabilidade pode oferecer soluções que se adequem às diferentes necessidades das empresas. Apuração de impostos específicos e escrituração dos livros fiscais ficam sob responsabilidade dos contadores. Com o apoio de uma contabilidade para comércio varejista e atacadista, você tem segurança empresarial e a garantia de não ter pendências fiscais.


Consultoria Fiscal para Comércio Varejista e Atacadista

Administrar os impostos e tributos da empresa pode ser um desafio para os empreendedores e gestores. Por isso, é importantíssimo contar com o auxílio de contadores para lidar com a complexidade da carga tributária brasileira. Se tratando do comércio, é necessário compreender a melhor tributação e o melhor enquadramento para a empresa.

Os comércios precisam contribuir com o Programa de Integração Social (PIS) e com a Contribuição para o Financiamento de Seguridade Social (COFINS). Porém, por vezes o recolhimento desses impostos acontece na empresa de origem dos produtos. Quando a indústria já recolheu o imposto devido ao varejista, não é necessário destacá-lo na nota fiscal de venda. Esse tipo de tributação é chamada monofásica. Os produtos enquadrados na tributação monofásica podem ser consultados.

Quando isso acontece, há uma substituição tributária. Ou seja, a empresa de origem substitui o pagamento que seria do varejista. É necessário conhecer a questão contábil para não correr o risco de pagar o mesmo imposto duas vezes. A contabilidade para comércio varejista e atacadista pode auxiliá-lo quanto a essas questões. A contabilidade especializada em comércio atua por meio de estudos para definir os melhores enquadramento e tributação nesses casos.


A NCM no regime de tributação monofásica

A Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) registra as categorias de produtos importados entre Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Ela identifica os diferentes produtos tributados no regime monofásico. Não há uma lista completa com a relação de mercadorias enquadradas nesse regime. Por isso, é essencial que o comerciante tenha o apoio de um contador para auxiliá-lo nessa questão.

Todos os produtos importados e exportados precisam possuir esse código. Ele deve estar registrado na Nota Fiscal. O objetivo dessa regulamentação é facilitar a tributação. Também colaborar para o registro do fluxo de mercadorias que entram e saem dos países.

A legislação sobre serviços e produtos sujeitos à tributação monofásica é bastante complexa. Por isso, o papel do contador é essencial à gestão das contas do estabelecimento. Com esse apoio, a tributação ocorre sem erros ou riscos de problemas.

A contabilidade para empresas do comércio auxiliará na redução do valor dos tributos, evitando a dupla tributação. Também poderá analisar a possibilidade de recuperação de impostos – o que pode ser feito em até cinco anos. Enfim, a contabilidade atua desde a classificação até o acompanhamento e recuperação de impostos.


Serviços contábeis para empresas comerciais

Conte com o suporte de uma contabilidade especializada em empresas do comércio, como a LMF Serviços Contábeis. O escritório contábil oferece atendimento segmentado e especializado em atividades comerciais. Tenha o apoio de uma contabilidade para empresas do comércio para apoiar todo o funcionamento e crescimento de sua empresa.